Existem muitos fatores que causam rachaduras nas paredes, portanto, entender a causa sempre pode ajudá-lo a entender se o problema é estrutural ou superficial.

Conheça a diferença entre fissura, trinca e rachadura

As fissuras são as mais comuns e menos perigosas. Geralmente são aberturas superficiais e, na maioria das vezes, causam danos apenas no acabamento. São bem finas e extensas, mas é preciso atenção. As fissuras são os primeiros indícios de uma rachadura, então é essencial ficar de olho na evolução.

Num estágio mais avançado, temos as trincas, rupturas mais profundas (de 1 a 3 mm). É possível identificar uma trinca de longe, diferente das fissuras, essas podem comprometer as estruturas de pilares, vigas e lajes. Ao identificarmos uma trinca os cuidados devem ser redobrados.

Já as rachaduras são grandes buracos na parede, com espessura bem mais aberta, superior a 3mm. Neste caso, recomendamos a contratação de um profissional para resolver o problema, pois toda a estrutura já pode estar danificada.

O que pode causar as rachaduras?

O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Além disso, as fissuras podem ocorrer devido à retração do concreto ou da argamassa, dilação provocada pelo uso de materiais diferentes, ou devido à exposição ao sol e às vibrações provocadas pelo tráfego intenso de veículos próximos à construção.

As infiltrações ou vazamentos também são grandes causadores de rachaduras. É importante verificar se o local possui algum tipo dessas alterações, evitando comprometer ainda mais a estrutura do imóvel.

O que fazer quando aparecem rachaduras nas paredes?

O primeiro passo é identificar o que tem causado essas rachaduras na parede e se elas continuam em evolução e, posteriormente, dar início ao processo de correção.

Em casos mais específicos, a presença de um profissional qualificado é extremamente necessária. Além de ajudar a descobrir a causa principal, ele informará sobre a gravidade do problema e mostrará quais são os procedimentos mais adequados para corrigi-los.

Em casos mais simples, a reforma pode ser feita da seguinte forma: com uma espátula em formato de “V” abrimos toda a extensão da rachadura, raspamos a tinta das laterais e limpamos a superfície para evitar o surgimento de bolhas. Para preencher a trinca utilizamos uma massa acrílica para vedação. Após essa etapa, aplicamos uma tela veda trinca, cobrimos com massa corrida, lixe e finalizamos com a tinta.

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento.

Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado. Posteriormente a parede é lixada e, após aplicar a massa corrida ou o selador, lixada novamente para receber a tinta.

Como evitar o surgimento de rachadura na parede?

Alguns cuidados são essenciais para evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis ainda na fase de construção, a recomendação é molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, é imprescindível a utilização de materiais de qualidade.

Em imóveis já construídos, a dica é limpar regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, permitindo a circulação do ar no ambiente interno.

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Via: Casa Construtor

PORQUE ALD PERÍCIAS?

Especialista em procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia, pericia de trincas, rachaduras e fissuras e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.

Elaboração de Laudos de análises estruturais, verificação de patologias construtivas em imóveis particulares ou empresariais, recuperação de estruturas, desapropriações e vistorias técnicas, são exemplos de trabalhos constantemente desenvolvidos pela empresa.

Buscamos sempre o melhor caminho para a resolução da exigência de nossos clientes, guiados continuamente pelos requisitos técnicos especificados pelos órgãos e conselhos regulamentadores da profissão.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Telefones: (31) 2531.4417 / (31) 99919.6961

Email: [email protected]

Segunda a Sexta: 08:00 ás 19:00