Existe um verdadeiro arsenal de profissionais e processos por trás de todos os projetos de engenharia civil. Do planejamento completo à direção final, a atuação dos engenheiros demonstra a capacidade técnica da empresa em se diferenciar no mercado de construção civil.

Com o passar do tempo, a modernização chegou aos canteiros de obras e pôs à prova as empresas do setor. O desafio de fazer gerenciamento de projetos de engenharia civil cresceu, mas ganhou fortes aliados: engenheiros mais preparados e com forte apoio da tecnologia na palma das mãos.

O que é um projeto de engenharia civil?

O primeiro passo é entender o que é um projeto de engenharia civil. Desde a faculdade esse conceito já é norteado. Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos.

Ele deve nortear a realização da obra desde o momento em que ela ainda está no papel e as primeiras decisões estão sendo tomadas. Quando passa ao nível de execução, cabe ao engenheiro e ao gerente de obra executar junto às equipes cada processo de forma controlada.

Acessar o gerenciamento da obra de forma instantânea e de qualquer lugar, hoje em dia, é um fator muito relevante – por isso a importância de se apoiar em recursos tecnológicos e técnicas avançadas.

Quem é o responsável por fazer o acompanhamento desse projeto?

O formato de cada empresa no setor civil pode variar. Entretanto, cabe ao engenheiro civil projetar, gerenciar, supervisionar, controlar e tomar decisões assertivas nos projetos de engenharia civil.

Ele é o profissional formado e associado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que atesta sua capacidade e responsabilidade técnica sobre as obras que estiver envolvido.

Quais são as etapas de um projeto civil?

De forma breve, um projeto deve ter basicamente 7 etapas para se concretizar.

Como a construção civil envolve muitos agentes e áreas da engenharia e arquitetura, se faz extremamente necessário que eles estejam integrados e que conversem entre si. Por isso é tão importante fazer um gerenciamento de obras eficiente.

As etapas são:

  • levantamento topográfico
  • sondagem do solo
  • projeto de arquitetura
  • projeto estrutural
  • projeto elétrico
  • projeto hidrossanitário
  • projeto de segurança contra incêndio e pânico

5 dicas para elaborar um projeto de construção civil eficiente

O gerenciamento de projetos de engenharia civil deve se apoiar em conhecimentos e softwares sólidos.

Mas por quê? Porque a integração entre cada uma das etapas que listamos acima é fundamental para atingir o objetivo que foi alinhado com o cliente.

Muitas empresas de engenharia civil falham em cumprir prazos ou realizar o escopo dos projetos porque não organizam suas atividades corretamente, seja por desconhecimento ou pela falta de otimização dos recursos.

Com isso, etapas podem deixar de ser seguidas ou ser feitas de forma inadequada, resultando em atrasos no projeto e consequente insatisfação do cliente.

Preparamos um guia rápido para você saber como planejar corretamente os seus projetos de engenharia civil. Confira:

Conte com uma agenda virtual

As agendas virtuais são ferramentas que permitem o gerenciamento de tarefas e de projetos com muito mais facilidade. A maioria delas dispõe de uma versão mobile, de forma que todos os seus funcionários podem acessá-las por meio de seus celulares.

Nas ferramentas mais completas você é capaz de criar calendários individualizados para cada projeto, podendo, assim, organizar com detalhes os requisitos e as tarefas de cada um deles. Esqueça a repetida confusão dos prazos, todos terão como acompanhá-los!

Além disso, elas possuem a grande vantagem de enviar lembretes com antecedência (e você mesmo pode escolher quanto tempo antes!). Assim, diminuem-se as chances de que determinada tarefa seja esquecida.

Como a maioria das etapas de um projeto de engenharia é incremental (uma tarefa depende da conclusão da etapa anterior para ser feita), as agendas virtuais podem reduzir bastante os atrasos nos prazos.

Adote aplicativos que facilitem a comunicação

Um dos maiores gargalos da engenharia civil está na comunicação. Seja dentro do próprio canteiro de obras, entre o canteiro de obras e o escritório central ou entre o escritório central e os clientes.

A tecnologia facilita tudo isso com ferramentas de comunicação corporativa e inteligência artificial. Por meio delas, você pode criar chats e fóruns, fazer ligações/chamadas de vídeos on-line ou, simplesmente, enviar mensagens de texto. Desse modo, a comunicação fica muito mais simples e os processos, mais rápidos.

Por exemplo, assim que um trabalhador terminar sua função, ele pode comunicar a seu colega que executará a próxima tarefa, reduzindo a ociosidade no canteiro.

Além disso, os engenheiros responsáveis, que estão no canteiro, podem comunicar constantemente como anda o desenvolvimento do projeto e disponibilizar as informações para o escritório e os clientes.

Estabeleça metas e planos de ação

Uma metodologia utilizada para o estabelecimento de metas em projetos de engenharia civil é a SMART.

Essa metodologia é atrelada a um acrônimo em inglês para as palavras specific, measurable, achievable, results-focused e time-bound, que podem ser traduzidas da seguinte forma em português:

  • específica: os objetivos devem ser escritos com a maior especificidade possível, em vez de escrever planos vagos;
  • mensuráveis: para que você tenha evidências tangíveis de que você realizou o objetivo. Normalmente, a declaração de objetivo inteira é uma medida para o projeto, mas geralmente várias medidas de curto prazo podem ser incorporadas ao objetivo;
  • atingíveis: os objetivos devem ser alcançáveis. Sua empresa e sua equipe devem possuir os conhecimentos, as habilidades e os recursos necessários para alcançar o objetivo;
  • focadas em resultados: os objetivos devem medir resultados, não tarefas e ações; e
  • com prazos definidos: os objetivos devem ser vinculados a um período de tempo que cria um senso prático de urgência.

Considere possíveis imprevistos e trace soluções

Problemas podem ser encontrados ainda na fase de planejamento. Isso ocorre em toda e qualquer área, mas os problemas em projetos de engenharia civil afetam diretamente um recurso extremamente valorizado pelo cliente: prazo de entrega do projeto.

O ideal é que você tenha ciência desses imprevistos que podem aparecer na execução e já deixe preparadas possíveis soluções para agir rapidamente.

Assim, é nítido quão mais rápido o projeto andará se você estiver preparado para o que vai ocorrer. As soluções podem ser tratadas com a colaboração de todos os envolvidos.

Benefícios do uso da tecnologia em um projeto de engenharia civil

A tecnologia existe para apoiar as atividades que realizamos no dia a dia, independentemente do setor. A otimização dos processos e a integração da comunicação entre equipes de trabalhos são os principais aspectos que contribuem para aumentar a margem de lucros e ganhos em um projeto.

A redução de custos em razão da diminuição de desperdícios de materiais e tempo está ligada diretamente ao aumento de produtividade no canteiro de obras. Com decisões sendo tomadas mais rapidamente, o projeto se beneficia ao ganhar tempo.

Projetos que envolvem uso de tecnologia tendem a apresentar melhor qualidade ao final do prazo estabelecido. Por quê? Porque a tecnologia minimiza os problemas de integração entre as etapas e as áreas que compõem o projeto, evitando retrabalhos.

Novidades e tendências em projetos de engenharia civil

A tecnologia chegou há tempos ao mercado de construção civil e tem ajudado no desenvolvimento e execução de projetos, otimizando os processos e melhorando a visão do cliente sobre o negócio.

A integração entre todas as etapas de projetos arquitetônicos e de engenharia se destaca, pois conecta os resultados finais das áreas hidráulicas e elétricas, por exemplo.

Mas falar de tendências não se trata apenas de citar o uso cada vez maior de trena digital para medição de ambientes ou drones para acompanhamento de projetos em tempo real.

Trata-se de valorizar e destacar ideias que tornam os canteiros de obras mais eficientes e sustentáveis, confira!

Construção modular

Essa opção chega para ficar, principalmente por ser flexível! Modular ambientes e ter mais facilidade para mudá-los é uma realidade com cada vez mais adesão (até mesmo dos clientes finais, donos de apartamentos ou salas comerciais). A construção modular possibilita maior qualidade e reduz o tempo de obra devido ao seu caráter de pré-fabricação.

Tecnologia BIM

Com certeza esse é o queridinho dos engenheiros! O BIM (Building Information Modeling) tem a capacidade de projetar construções por meio da criação dos espaços com as características físicas e funcionais desejadas digitalmente. Ele possui um formato 3D que aumenta a visualização do projeto e contribui para a eficiência na gestão da obra.

Internet das Coisas

Não é de hoje que a internet tomou conta dos canteiros. A Internet of Things (Internet das Coisas) projeta nas obras uma realidade cada vez mais imediata, pois torna seu acompanhamento eficiente, rastreia o uso e a quantidade de materiais e de equipamentos e torna os dados a peça mais valiosa do canteiro.

E, por falar em dados, quanto mais digitalizados e disponíveis na nuvem eles estiverem, melhor será o desempenho do seu negócio!

Projetos sustentáveis

Sustentabilidade não é só pensar no meio ambiente, mas ter um olhar para o viés econômico. Cada vez mais, projetos que valorizam os recursos naturais e reutilizáveis estão ganhando espaço.

A inovação no setor de construção civil também está pautada no consumo equilibrado de recursos. Por isso, para elaborar bons projetos de engenharia civil, é necessário ter em mente, sempre, a preservação do meio ambiente.

PORQUE ALD PERÍCIAS?

Especialista em laudos, procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia, pericia de trincas, rachaduras e fissuras e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.

Elaboração de Laudos de análises estruturais, verificação de patologias construtivas em imóveis particulares ou empresariais, recuperação de estruturas, desapropriações e vistorias técnicas, são exemplos de trabalhos constantemente desenvolvidos pela empresa.

Buscamos sempre o melhor caminho para a resolução da exigência de nossos clientes, guiados continuamente pelos requisitos técnicos especificados pelos órgãos e conselhos regulamentadores da profissão.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Telefones: (31) 2531.4417 / (31) 99919.6961

Email: [email protected]

Segunda a Sexta: 08:00 ás 19:00