Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis?

Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis? O Laudo de Avaliação de Imóvel é utilizado para determinar o valor real do imóvel de acordo com vários requisitos e condições no ato da compra e/ou venda deste imóvel. Porém, essa análise vai além de apenas estabelecer quanto determinado bem vale naquele instante. Ele também tem como objetivo verificar seu valor como investimento, entre outros pontos.

Hoje vamos falar mais sobre o Laudo de Avaliação de Imóveis, para que serve e como é utilizado, acompanhe!

O que é um laudo de avaliação de imóveis?

A avaliação imobiliária é um processo de análise geral acerca de uma propriedade, que busca determinar quanto ela realmente vale, independentemente do tipo de imóvel, ou seja, se é casa, sala comercial ou apartamento.

Dentro desse processo, o principal documento, que dá respaldo para o veredicto final, é o laudo de avaliação de imóveis, um instrumento jurídico, criado de acordo com as Normas da ABNT. Sistema CONFEA-CREA, Diretrizes IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias) e RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors).

Esse instrumento é fundamental em qualquer tipo de operação que envolva o imóvel — não apenas na compra e venda, mas também em processos judiciais, uma vez que concede segurança jurídica.

O trabalho dos profissionais de engenharia envolvidos no processo consiste em aplicar as técnicas baseadas na NBR 14653, sendo que as avaliações distintas podem chegar a valores diferentes de acordo com interesse comerciais e fatores emocionais.

Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis?

Quais os critérios são utilizados na avaliação do imóvel?

Os avaliadores verificam uma série de itens para compor o valor final do imóvel, sendo que entre eles, podemos destacar como principais os seguintes.

Localização

Esse é um dos pontos mais importantes na avaliação. Aqui, são considerados a cidade, bairro e rua em que o imóvel se encontra, pois isso afeta diretamente o seu valor mercadológico.

Acabamento

O estado de conservação da propriedade também é uma variável de grande importância na hora de criar o laudo. Nesse sentido, um bom acabamento pode ser responsável por aumentar o seu valor consideravelmente. Detalhes como esse afetam o preço de compra e venda do imóvel.

Documentação

Um fator de segurança da propriedade é a sua documentação em dia e em ordem, garantia para uma operação financeira possível. Débitos em relação aos impostos, gravames de áreas de preservação, áreas de difícil acesso e outros pontos podem prejudicar o valor geral.

Atividades básicas

O motivo da análise também pode influenciar a sua valorização, uma vez que imóveis de retomada, em que existe ocupação, geram mais gastos, assim como a deterioração ou a existência de dívidas anteriores.

Revestimento

O revestimento das paredes também é levado em conta na avaliação e o vistoriador fica atento quanto à presença de rachaduras ou marcas e umidade, que podem significar vazamentos ou infiltrações.

Pintura

O estado da pintura das áreas internas e externas também demonstra o nível de cuidado de antigos moradores e, definitivamente, é levado em conta na hora da avaliação, com a observação de ondulações, sombreados e falhas.

Fachada

Os componentes da fachada, tais como portões, grades, portas e calçamento, devem estar em um bom estado de conservação para que a avaliação seja mais alta, bem como o funcionamento de portões eletrônicos, por exemplo.

Elétrica e hidráulica

Os componentes elétricos e hidráulicos estão entre as partes mais importantes na avaliação de imóveis, demandando uma inspeção detalhada do profissional. Ele testará os aparelhos e conexões, assim como ralos, descargas, chuveiros e a caixa de energia.

Forros e telhados

Muitos imóveis têm forro de PVC, gesso ou outros materiais do tipo, que devem estar em boas condições para não depreciar o valor da unidade. O mesmo vale para o telhado, que não deve conter vazamentos, danos aparentes nem rachaduras causadas pela umidade.

Vidros

Ter janelas e portas de vidros pode ser uma excelente tendência em termos de decoração, mas o avaliador precisa considerar se elas estão em bom estado, sem a presença de trincas, arranhões ou falta de peças, por exemplo. São itens que demandam muito cuidado na manutenção.

Todos os critérios elencados acima, e que são verificados pelos engenheiros avaliadores, assim como outros pontos que não estão nessa lista e também são avaliados, podem ser encontrados na NBR 14653, da ABNT.

Para que serve um laudo de avaliação de imóvel?

O laudo em si é um documento comprobatório que certifica a expressão monetária de um determinado bem imóvel para uma finalidade específica, data e situação determinadas.

Quem pode fazer o laudo de avaliação de imóveis?

Os profissionais de engenharia e arquitetura estão aptos a realizar o estudo para a elaboração do laudo de avaliação de imóvel, porém, nem todos podem deter o conhecimento necessário, já que é preciso conhecer bem o mercado imobiliário da região.

Todas as premissas de cálculo realizadas pelo profissional devem ser pautadas pelas técnicas constantes na NBR 14653, sob pena de invalidar todo o trabalho. A empresa ou profissional que emite o laudo de avaliação de imóvel é o principal responsável pelas informações prestadas e veracidade dos dados inseridos no documento.

Quando é necessário fazer a avaliação de imóvel?

Esse serviço é imprescindível, por exemplo, quando instituições financeiras ou até mesmo a Justiça necessitam de uma precificação justa e adequada, nas mais diversas ocasiões, como a garantia de empréstimos, hipotecas e muito mais. No entanto, não são apenas pessoas jurídicas que fazem isso.

Quando algum cliente deseja adquirir um imóvel e solicita um financiamento com um banco, a avaliação é crucial para que o credor tenha a certeza de quanto custa aquele terreno. E até se ele está em boas condições de habitabilidade, não tendo vícios ocultos e problemas graves em sua estrutura ou documentação.

Qual a importância do laudo de avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação de imóvel é fundamental para determinar o seu valor de mercado e sua possível valorização ou desvalorização de acordo com os rumos da economia e sua localização.

Não há como tratar de compra e venda de imóveis sem uma análise imparcial de um profissional especializado no tema, já que ele poderá determinar o real valor presente e futuro da propriedade, dando respaldo aos negócios.

Qual a diferença entre laudo de avaliação e parecer técnico?

Por conta da constante expansão que o mercado imobiliário obteve no Brasil nos últimos anos, sendo acompanhando por segmentos afins, como a construção civil e a decoração de interiores. O número de obras e de novos empreendimentos comerciais aumentou e, com isso, também cresceram os mais diversos problemas atribuídos a esses setores.

Diante dessa realidade, ficou ainda mais importante conhecer os termos técnicos que são utilizados pelos engenheiros, arquitetos, peritos e avaliadores.

Um laudo de avaliação nada mais é do que uma peça desenvolvida por um especialista que esteja devidamente habilitado para isso. Nele, o profissional perito descreverá tudo o que foi observado no lugar determinado, concluindo o seu texto de uma maneira avaliativa, empregando valores às coisas e aos direitos.

Já o parecer técnico é um documento no qual um profissional emite a sua opinião técnica, podendo até mesmo fornecer conselhos ou sugestões em consonância com o que foi observado. Ele também utiliza os dados colhidos e analisados, tendo bastante importância, mas sendo um pouco mais subjetivo.

Como identificar uma boa empresa para a avaliação?

Agora que você já aprendeu mais a respeito do laudo de avaliação de imóvel e compreendeu os itens que são considerados na hora da análise e quais são os profissionais. Habilitados para esse serviço, chegou a hora de descobrir como escolher um bom escritório de Engenharia para ajudá-lo. Veja abaixo algumas dicas!

Confira se a empresa de Engenharia tem registro no CREA

O primeiro passo para qualquer pessoa que deseja contar com os serviços de uma empresa de Engenharia é observar se a empresa tem o devido registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Esse é um diferencial indispensável, que traz muito mais segurança para os clientes e ajuda a atestar a seriedade da instituição em questão.
Além disso, é importante verificar se os profissionais da empresa possuem filiação e proximidade ao Intituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE). Esse instituto traz ao profissional qualificação, atualizações e orientações importantes na área de Avaliação de Imóveis.

Analise avaliações da empresa no mercado

Cheque, por exemplo, avaliações da empresa no Google, realizadas por clientes que já contrataram os serviços.

Veja se ela tem ou não filiais, e se já está estabelecida no mesmo lugar há muitos anos. Para fazer essa investigação, você pode consultar o site oficial e as mídias sociais da instituição. Vendo se ela dispõe de bons canais de comunicação com o público, se realiza atualizações constantes e se produz conteúdos, como artigos.

Para saber mais sobre Laudo de Avaliação de Imóveis

Ligue para (31) 2531.4417 / 99919.6961ou clique aqui e entre em contato por email.

 

MAIS BUSCADOS

Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis? – 2. Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis? -Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis? – 1. Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóveis?

 

Via: movingimoveis