As obras é algo imprescindível no ramo da construção civil. É um procedimento que possui caráter preventivo, ou seja, prioriza que o serviço é viável antes de iniciarem o trabalho propriamente dito.

A vistoria, portanto, resguarda os envolvidos, assegurando que os termos escritos no contrato e no projeto executivo são – ou não – viáveis.

O fato é que as residências próximas a uma construção podem sofrer danos, especialmente quando em regiões muito povoadas. Ações decorrentes por prejuízos materiais em construções na proximidade são custosas, logo, evitar esse tipo de incidente é essencial.

Mas afinal, existe uma forma de evitar essas adversidades? Pois a resposta é positiva, uma vez que a vistoria cautelar exerce esse papel.

O que é vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é um procedimento que garante respaldo jurídico para os envolvidos em uma obra. Ou seja, a empreiteira reúne provas acerca do estado dos imóveis localizados no entorno da construção.

A vistoria cautelar é realizada por um engenheiro civil devidamente habilitado junto ao CREA que vistoria minuciosamente os imóveis em volta da obra a ser realizada.

Dessa forma, é possível planejar as melhores técnicas e utilização adequada de equipamentos, de forma a evitar problemas com as construções próximas.

Por que a vistoria cautelar é indispensável em obras?

Em uma possível comparação futura, a vistoria cautelar é capaz de determinar se danos que apareceram em uma construção próxima à obra, após o início desta, é oriundo da obra em questão, já existia anteriormente ou não tem a ver com o serviço em questão.

A vistoria cautelar não é obrigatória, contudo, é indispensável. Afinal, é um resguardo, algo que poupará inconvenientes e prejuízos.

Trata-se de um serviço cauteloso que procura por diversas patologias: como trincas, rachaduras, muros ou paredes danificados, goteiras provocadas por fissura, entre outras peculiaridades. Ou seja, traz um panorama efetivo para ser embasado em possíveis problemas futuros.

A vistoria cautelar é algo que beneficia tanto os responsáveis pela obra, quanto os moradores ao redor desta. Algo que permite que problemas causados pela obra possam ser ressarcidos pela construtora ou que a isente de eventuais incidentes que nada tenham a ver com a construção em questão.

A vistoria cautelar promove uma relação cordial com a vizinhança que reside nas áreas próximas à obra. Isso é importante, uma vez que processos de construções podem ser invasivos, especialmente no início, utilizando de aspectos como, por exemplo, a terraplanagem ou drenagem do terreno, se necessário.

É importante dimensionar que a vistoria cautelar deve ser realizada antes do início das obras. Caso a obra já esteja vigorando, a vistoria não terá o mesmo valor declarativo.

O profissional que irá realizar a vistoria coletiva não pode ser escolhido aleatoriamente. Para desempenhar tal função, o profissional deverá ter certificado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O procedimento de vistoria deverá ser realizado conforme as recomendações da ABNT, dispostas na NBR 13.752 de Perícias de Engenharia na Construção Civil.

PORQUE ALD PERÍCIAS?

Especialista em laudos, procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia, pericia de trincas, rachaduras e fissuras e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.

Elaboração de Laudos de análises estruturais, verificação de patologias construtivas em imóveis particulares ou empresariais, recuperação de estruturas, desapropriações e vistorias técnicas, são exemplos de trabalhos constantemente desenvolvidos pela empresa.

Buscamos sempre o melhor caminho para a resolução da exigência de nossos clientes, guiados continuamente pelos requisitos técnicos especificados pelos órgãos e conselhos regulamentadores da profissão.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Telefones: (31) 2531.4417 / (31) 99919.6961

Email: [email protected]

Segunda a Sexta: 08:00 ás 19:00