Logotipo ALD

Patologias em Edifícios: conheça as mais recorrentes

Patologias em Edifícios
Saiba mais sobre as patologias em edifícios e como a inspeção predial pode ajudar a prevenir problemas futuros.

Quando falamos em patologias em edifícios, a inspeção predial desempenha um papel essencial para a manutenção preventiva e a preservação do patrimônio de condôminos. A partir de uma avaliação técnica minuciosa das condições estruturais, funcionais e de segurança das edificações, é possível identificar precocemente possíveis problemas e falhas que possam comprometer a integridade do prédio.

Por isso, ao realizar inspeções prediais regulares, os síndicos e administradores de condomínios podem antecipar a identificação de potenciais problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, de impermeabilização, entre outros. Dessa forma, é possível adotar medidas preventivas e corretivas adequadas antes que tais problemas se agravem e demandem intervenções mais complexas e onerosas.

Além disso, a inspeção predial contribui para a segurança dos moradores e usuários das edificações, ao identificar e corrigir eventuais riscos de acidentes, como rachaduras, trincas, infiltrações, entre outros. A prevenção de acidentes é um aspecto fundamental para garantir o bem-estar e a tranquilidade dos condôminos.

O aspecto financeiro também deve ser levado em consideração, uma vez que edifícios bem conservados e livres de patologias tendem a valorizar no mercado imobiliário, proporcionando maior segurança e retorno de investimento aos proprietários. Além disso, a manutenção preventiva reduz os custos com reparos emergenciais e obras de grande porte, que podem comprometer significativamente o orçamento do condomínio.

Se você deseja saber mais sobre como evitar patologias em edifícios e de que maneira a inspeção predial pode atuar na manutenção preventiva, acompanhe este artigo, que trata do que são essas patologias e os principais tipos que podem afetar as estruturas prediais.

O que são as patologias em edifícios?

Patologias em edifícios são defeitos, falhas ou problemas que surgem na estrutura, revestimentos ou instalações de um prédio, comprometendo sua integridade, funcionalidade e até mesmo a segurança dos moradores. Esses problemas podem ser causados por uma série de fatores, como falhas no projeto, má execução durante a construção, uso de materiais de baixa qualidade, ação do tempo, falta de manutenção adequada, entre outros.

Essas patologias em edifícios podem se manifestar de diversas formas, desde pequenas rachaduras e infiltrações até problemas mais graves, como deterioração do concreto, corrosão das armaduras, descolamento de revestimentos e até mesmo colapsos estruturais. Quando não identificadas e tratadas a tempo, esses problemas podem se agravar e demandar intervenções mais custosas e complexas no futuro.

Portanto, é fundamental que os condomínios realizem inspeções prediais periódicas, com o objetivo de identificar precocemente qualquer anomalia ou sinal de problema nas edificações. Essas inspeções devem ser conduzidas por profissionais qualificados e experientes, como engenheiros civis ou arquitetos especializados em patologias construtivas, que possam avaliar minuciosamente todas as áreas do prédio, desde a estrutura até os acabamentos.

laudos, vistorias e pareceres - documentos técnicos elaborados por engenheiros - Solicite Orçamento laudos, vistorias e pareceres - documentos técnicos elaborados por engenheiros - Solicite Orçamento

Principais tipos de patologias em edifícios

As patologias em edifícios se apresentam de várias formas, algumas mais visíveis e fáceis de identificar que outras. Veja a seguir as mais comuns:

Rachaduras, trincas e fissuras

Essas aberturas lineares ou estreitas nas superfícies dos elementos construtivos, como paredes, lajes e vigas, podem ser sintomas de problemas estruturais. Podem ser causadas por diversos fatores, como movimentações do solo, retração do concreto, sobrecargas excessivas e falhas no projeto ou na execução da obra.

Porosidade

A porosidade excessiva nos materiais de construção, como concreto ou argamassa, pode comprometer a sua resistência e durabilidade. A presença de poros ou vazios facilita a penetração de umidade, o que pode levar ao surgimento de infiltrações, eflorescências e deterioração dos materiais.

Infiltrações

As infiltrações são uma das patologias em edifícios mais comuns e ocorrem quando há entrada indesejada de água ou umidade no interior da construção. Podem ser causadas por falhas na impermeabilização, vazamentos em tubulações, fissuras nas estruturas, juntas de dilatação mal executadas, entre outros.

Bolhas

As bolhas são elevações ou desprendimentos da camada superficial de revestimentos, como pinturas, argamassas ou revestimentos cerâmicos. Geralmente são causadas pela presença de ar ou umidade durante a aplicação dos materiais ou por falta de aderência com o substrato.

Deterioração do concreto

A deterioração do concreto é um problema que pode comprometer a segurança e a estabilidade das estruturas. Pode ser causada por diversos fatores, como carbonatação, ataques químicos, corrosão das armaduras, má execução ou falta de manutenção.

Carbonatação e corrosão

A carbonatação é um processo natural que ocorre em estruturas de concreto armado, no qual o dióxido de carbono presente no ar reage com o hidróxido de cálcio do concreto, comprometendo a proteção das armaduras contra a corrosão. A corrosão das armaduras é um problema grave que pode comprometer a durabilidade e a segurança das estruturas.

Destacamento

O destacamento é a separação parcial ou total de revestimentos, argamassas ou peças cerâmicas da superfície da estrutura. Pode ser causado por defeitos na aplicação, falta de aderência com o substrato, movimentações estruturais, entre outros.

Como prevenir as patologias

As patologias podem surgir em qualquer fase da construção, seja devido à execução inadequada durante a obra ou à falta de manutenção preventiva ao longo do tempo. No entanto, fatores ambientais como chuva, sol e vento também contribuem para o desgaste dos imóveis. Edifícios em áreas litorâneas costumam apresentar mais patologias, já que a maresia é um dos principais agentes aceleradores desse processo. Em casos mais graves, a maresia pode oxidar até mesmo o alumínio.

Portanto, é fundamental que síndicos, administradores e condôminos estejam atentos aos sinais dessas patologias e realizem inspeções regulares para identificá-las e corrigi-las antes que causem danos mais graves.

Para isso, a contratação de profissionais especializados em inspeção predial e manutenção é essencial, a fim de identificar e corrigir eventuais causas de problemas. Inspeções regulares nas instalações elétricas, hidráulicas e estruturais, por exemplo, podem prevenir vazamentos, infiltrações e outras falhas que poderiam desencadear patologias mais graves.

Além disso, investir em medidas preventivas, como impermeabilização de lajes e fachadas, pintura protetora, limpeza de calhas e ralos, também contribui para prolongar a vida útil da construção e evitar danos estruturais. 

Outro ponto importante é seguir rigorosamente as especificações dos projetos, normas técnicas e recomendações dos fabricantes dos materiais. Isso é fundamental para garantir a durabilidade e a resistência da edificação. Dessa forma, é possível manter a segurança, conforto e valorização do patrimônio dos condôminos a longo prazo.

Serviço ALD Perícias - Laudos, Vistorias e Pareceres Serviço ALD Perícias - Laudos, Vistorias e Pareceres
👷🏻‍ Laudos, Vistorias e Pareceres – ALD Perícias

Laudos, vistorias e pareceres de engenharia são documentos técnicos que são elaborados por engenheiros e que possuem diferentes finalidades.

Os Laudos de engenharia são documentos técnicos que apresentam o resultado de uma avaliação técnica realizada por um engenheiro. Eles podem ser elaborados em diferentes situações, como em casos de perícias judiciais, vistorias técnicas, avaliação de imóveis, entre outros.

As vistorias de engenharia são avaliações técnicas realizadas por um engenheiro em uma determinada estrutura, edificação ou equipamento, com o objetivo de identificar possíveis problemas, riscos e falhas técnicas. As vistorias de engenharia são frequentemente realizadas em edificações para avaliar a sua condição estrutural, identificar possíveis riscos à segurança dos usuários, entre outras finalidades.

Os pareceres técnicos de engenharia são documentos elaborados por engenheiros que apresentam uma análise técnica de um determinado assunto. Os pareceres técnicos de engenharia podem ser solicitados em diferentes situações, como em casos de disputas contratuais, análise de projetos, avaliação de desempenho de materiais, entre outros. Esses documentos são fundamentais para dar suporte técnico em decisões e processos judiciais.

Confira mais detalhes

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deseja receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?
Preencha seu melhor e-mail de contato abaixo!

Vamos começar seu projeto para ser realizado

Especialista em procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.