Logotipo ALD

Perito Avaliador de Imóveis: saiba o que ele faz e sua importância para transações imobiliárias

Perito Avaliador de Imóveis

A movimentação do mercado imobiliário é uma constante, tanto na área urbana como no espaço rural. Há sempre alguém comprando ou vendendo, ou, ainda, realizando transações imobiliárias decorrentes de decisões judiciais; sejam investimentos, desapropriações, heranças ou partilhas de bens. Muito além de bens materiais, essas transações envolvem pessoas, histórias, emoções e sentimentos.  Nada mais justo, que elas recebam uma atenção especial para que as partes envolvidas se sintam confortáveis com o resultado final da transação.

Nesse universo, o perito avaliador de imóvel desempenha um papel crucial, pois é ele quem determina o valor justo de um imóvel. E, avaliar um bem com precisão não é uma tarefa tão simples quanto parece. É um trabalho complexo, que envolve diversos fatores e variáveis, que vão desde a localização, tamanho, condições de construção, valor de mercado entre muitos outros detalhes. 

Por este motivo, exercer a profissão exige um profundo conhecimento sobre diversos aspectos que afetam o valor de uma propriedade, e só um perito avaliador de imóveis tem capacidade técnica para fazer uma avaliação imobiliária precisa e confiável para uma transação segura.

Como técnico, a função do perito é fazer avaliações técnicas e confiáveis para diferentes tipos de clientes, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, órgãos públicos, agentes financeiros ou consórcios imobiliários. O perito avaliador de imóveis pode também atuar como assistente técnico judiciário em diversos casos judiciais. Entre as ações mais comuns estão desapropriações, reintegração e manutenção de posse, perdas e danos, vistorias e usucapião.

O trabalho do perito avaliador de imóveis é ainda bastante requisitado para quem deseja acionar casos de disputa de herança e outros fatores que envolvem uma disputa de imóvel.

No Brasil, a emissão de um Laudo de Avaliação de Imóvel deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados e registrados nos órgãos competentes. Os principais profissionais que têm autoridade para emitir um laudo de avaliação de imóvel incluem:

  • Engenheiros com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); e
  • Arquitetos registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O perito avaliador de imóvel desempenha um papel vital no mercado imobiliário. Seu trabalho é baseado em um processo rigoroso que envolve inspeção, pesquisa, análise de dados e a preparação de um laudo detalhado. Esses profissionais exercem uma função fundamental para garantir transações justas e na resolução de disputas relacionadas a propriedades imobiliárias.

Avaliação de Imóveis pela ALD Perícias Avaliação de Imóveis pela ALD Perícias

O que faz um Perito Avaliador de Imóveis?

O trabalho de um perito avaliador de imóveis é extremamente complexo, o que exige do profissional um profundo conhecimento do mercado imobiliário. Sua responsabilidade é verificar, por meio de um laudo pericial na estrutura do imóvel, em que estado o local se encontra e as condições de moradia. O profissional avaliador também necessita analisar o mercado imobiliário para que se possa comparar o imóvel avaliado com outros similares na região. Só com todos esses dados, poderá calcular o valor exato do imóvel.

O perito avaliador de imóveis está ainda capacitado para atuar como auxiliar em um processo judicial. É dele a responsabilidade de fazer a avaliação de imóveis com o objetivo de estipular seu valor de mercado. Para isso, terá que apresentar evidências técnicas que comprovem o valor estipulado. Ele pode ser requisitado em diversas circunstâncias, como em casos de perdas e danos; inventários; desapropriações; partilhas; reestruturações societárias; regularizações imobiliárias entre outros.

Mas, como funciona a perícia de um perito avaliador de imóveis?

A perícia de um perito avaliador de imóvel envolve um processo detalhado e técnico para determinar o valor justo de uma propriedade. Entre os principais passos desse processo, estão:

  • Inspeção física: O perito visita o imóvel para uma inspeção detalhada, na qual avalia tamanho, condição, localização e aspectos específicos que podem afetar o valor, como melhorias e características únicas.
  • Pesquisa de mercado: É quando coleta informações sobre imóveis similares na região. Essas propriedades são usadas como referência para determinar o valor do imóvel avaliado. Entre os fatores considerados estão: idade, tamanho, localização e condição.
  • Análise de dados: De acordo com as informações coletadas durante a inspeção e na pesquisa de mercado, o perito faz análises e cálculos, através de estudos de inferência estatística, para determinar o valor estimado do imóvel. Entre os fatores considerados, que influenciam o valor, estão a demanda do mercado e as tendências econômicas.  
  • Elaboração do laudo: Faz parte do trabalho do perito fazer um laudo de avaliação de imóvel detalhado que inclui todas as informações relevantes sobre o imóvel, a metodologia utilizada para determinar o valor e a conclusão final. Esse documento é essencial em transações imobiliárias e processos judiciais.
  • Apresentação do laudo: quando o perito é chamado a depor em tribunal ou a apresentar seu laudo em transações imobiliárias, deve explicar seu processo de avaliação e defender seu entendimento.s
  •  Atualização periódica: Como o mercado imobiliário está em constante mudança, os peritos avaliadores podem ser solicitados a atualizar suas avaliações para que reflitam as condições atuais. O que é comum acontecer em transações de refinanciamento, por exemplo.

Por que você precisa contratar um Perito Avaliador de Imóveis?

Contratar um perito avaliador de imóveis é imprescindível para quem quer garantir uma avaliação correta do valor do seu imóvel. Além disso, só um profissional qualificado pode proporcionar:

Avaliação Precisa e Imparcial

Só um perito avaliador de imóveis está capacitado a fazer uma avaliação detalhada do imóvel, que considere fatores relevantes que determinam seu valor de mercado. Assim, garante que avaliação seja precisa, justa e imparcial, o que evita que o imóvel seja comercializado por um valor que não corresponda à realidade do mercado.

Evitar possíveis Litígios

Só uma boa avaliação pode evitar problemas futuros, desde a perda de dinheiro, como litígios e, inclusive, a perda de uma propriedade. Quando se contrata um perito avaliador de imóveis há a garantia de uma avaliação dentro das normas e padrões do mercado.

Decisões embasadas

Quando se obtém uma avaliação adequada do imóvel é possível tomar decisões mais embasadas em relação a qualquer patrimônio. Tanto para quem vende, como para quem compra uma propriedade. Uma avaliação precisa auxilia uma negociação a um preço justo com um comprador, e, ainda, no caso da aquisição de um imóvel, evita que o valor pago seja maior do que o de mercado.

Perícias em Engenharia - processo investigativo para determinar a causa de um problema na construção civil - Solicite Orçamento Perícias em Engenharia - processo investigativo para determinar a causa de um problema na construção civil - Solicite Orçamento

Como escolher um Perito Avaliador de Imóveis?

Para escolher um perito avaliador de imóveis, que atenda às necessidades de cada caso, é essencial considerar alguns fatores, pois só um profissional devidamente qualificado poderá atender com eficiência a demanda para qual é contratado. Entre os quesitos mais importantes, estão:

  • Qualificação e Certificação – é preciso certificar-se que o profissional possui qualificação e detém as certificações necessárias para elaborar avaliações imobiliárias. O perito avaliador de imóveis deve ter formação em engenharia civil, arquitetura ou agronomia e ter passado por um processo de certificação profissional.
  •  Experiência e Conhecimento de Mercado – o profissional deve ter uma boa experiência em avaliação imobiliária e conhecimento atualizado do mercado imobiliário onde atua.
  • Reputação e Credibilidade – Todo cuidado é pouco. Assim, pesquisar a respeito da reputação e credibilidade do profissional pode evitar futuros transtornos. Consultar referências, avaliações e depoimentos de clientes anteriores é uma forma de garantir a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados.
  • Transparência e Comunicação Eficiente – Um bom perito avaliador de imóveis deve ser claro quanto a seus métodos de avaliação, preços e cronograma de trabalho. Assim como, comunicar-se de forma clara e eficiente ao explicar todo o processo de avaliação ou no esclarecimento de dúvidas ou perguntas que eventualmente surjam.  
Avaliação de Imóveis pela ALD Perícias Avaliação de Imóveis pela ALD Perícias
🏡 Avaliação de Imóveis pela ALD Perícias

O Laudo de Avaliação de Bens Imóveis é um documento técnico elaborado por profissionais habilitados em Engenharia de Avaliações, tendo como base a NBR 14.653 – Avaliação de Bens, com a finalidade de se apontar o valor de um imóvel em uma determinada data, levando em consideração fatores como a localização, o estado de conservação, as características do terreno e da edificação, entre outros aspectos relevantes.

Esse tipo de laudo é geralmente utilizado em diversas situações, tais como: Compra e venda de imóveis; Processos judiciais; Inventários; e Financiamento imobiliário. A ALD Avaliações e Perícias de Engenharia conta com profissionais habilitados e com alta certificação para elaboração de Laudos de Avaliação de Bens Imóveis de forma técnica e imparcial, permitindo que as partes envolvidas em uma negociação ou processo judicial possam tomar decisões fundamentadas e justas.

Confira mais detalhes

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deseja receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?
Preencha seu melhor e-mail de contato abaixo!

Vamos começar seu projeto para ser realizado

Especialista em procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.