Logotipo ALD

Consultoria de Engenharia Civil: entenda os benefícios e dicas para facilitar o processo de escolha

Consultoria de Engenharia Civil

A complexidade do trabalho na área da construção civil e os contratos mal elaborados, que não contemplam condições, cláusulas e termos adequados, têm tornado os litígios judiciais no setor cada vez mais constantes. Isso acontece, muitas vezes, por planejamento inapropriado, falta de conhecimento ou experiência em pontos críticos envolvidos ou, até mesmo, devido à má redação do instrumento jurídico. Essa realidade, além de impactar a execução do trabalho, pode causar prejuízos substanciais às partes envolvidas.

Para evitar qualquer transtorno, o papel de uma consultoria de engenharia civil, prestada por engenheiros civis e escritórios de engenharia, na elaboração de contratos é fundamental. Seu conhecimento e experiência na área permitem oferecer um apoio mais assertivo na contratação de serviços para as partes de um contrato, o que pode prevenir eventuais conflitos judiciários. Isso é feito por meio da análise do escopo, das condições de trabalho, do planejamento, da execução e das diretrizes técnicas. Itens que merecem total atenção em contratos de construção civil, para que não haja uma desconexão entre o escopo contratado e a realidade esperada.

A consultoria fornece ainda orientação e acompanhamento em áreas como:

  • Contratação de serviços e de mão de obra;
  • Aquisição de materiais e/ou equipamentos; e
  • Contratação de projetos e serviços especializados.

Entre as principais vantagens de contar com um consultor ou uma empresa especializada em construção civil estão:

  • Maior segurança: Ao contratar uma consultoria de engenharia civil é possível ter um processo estruturado e orientado por um especialista que compreende a área e que pode proporcionar maior assertividade na formalização dos processos.
  • Previsibilidade de processos: Só um especialista pode orientar ajustes em projetos, prazos, procedimentos e orientações diante de questões normativas e legais voltadas para as questões de engenharia civil.
  • Redução de custos: A consultoria de um profissional especializado contribui na mitigação de riscos, o que impacta diretamente na redução de custos, evita desgastes e atrasos de cronograma.
  • Redução significativa das disputas judiciais: Ao contar com um processo estruturado, que reflete fielmente a realidade do serviço contratado, as chances de litígios judiciais são radicalmente minimizadas. Isso evita paralisações nos trabalhos e custos associados a despesas judiciais.

Esses aspectos deixam claro a importância da contratação de uma consultoria de engenharia civil para evitar transtornos ou litígios, que costumam demandar tempo e recursos financeiros.  

O que é e para que serve a Consultoria de Engenharia Civil? 

A consultoria de engenharia civil oferece o atendimento personalizado e consultivo com profissionais especializados na área, que fornecem orientação e soluções técnicas para projetos que envolvem demandas de engenharia. Esse serviço inclui desde a concepção e desenvolvimento de projetos até a supervisão e gerenciamento de projetos em andamento. A consultoria pode fornecer ainda soluções para problemas específicos, como projeto de pontes, estradas e edifícios, como também para serviços de avaliação de risco, análise de dados, gerenciamento de projetos e muito mais.

Tanto empresas, como órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos podem utilizar os serviços de consultoria de engenharia civil para auxiliá-los a enfrentar desafios técnicos e desenvolver soluções inovadoras e eficazes para atender suas necessidades. Os consultores de engenharia estão aptos a fornecer suporte em todos os estágios de um projeto, desde a fase inicial de planejamento até a implementação final, incluindo também o acompanhamento após a entrega da obra.

Entenda os diferentes formatos de Consultoria 

Uma consultoria pode se apresentar de diferentes formatos para atender melhor a resolução de assuntos pertinentes à necessidade de seus clientes. Podem ser consultorias presenciais ou à distância, de natureza técnica ou comportamental. Assim como, para resolver problemas pontuais, implementar novos processos ou mudar a cultura organizacional.

É bom lembrar que um olhar externo para questões internas pode trazer uma nova perspectiva sobre os problemas e dificuldades diárias das empresas que atuam no segmento da construção civil. Entre os tipos mais recorrentes de consultoria, podemos destacar: 

  • Treinamentos in company: treinamentos com um especialista alocado na sede da empresa;
  • Treinamentos out company: deslocar a equipe para um espaço diferenciado, como hotéis e auditórios, para treinamento;
  • Treinamentos EaD: treinamento online disponibilizado pelo especialista;
  • De natureza técnica: normas de segurança, treinamento para utilização de sistemas etc.; e
  • De natureza comportamental: liderança, gestão, vendas, etc.
Administração Contratual - conhecimentos técnicos e jurídicos necessários para gerenciar contratos de obras - Solicite Orçamento Administração Contratual - conhecimentos técnicos e jurídicos necessários para gerenciar contratos de obras - Solicite Orçamento

Quais são os principais benefícios de contar com uma Consultoria de Engenharia Civil?

Os benefícios de contar com uma consultoria de engenharia civil são muitos, podendo destacar a redução de custos e o aumento da agilidade como os principais. O auxílio na identificação de pontos que precisam de melhorias e que podem ser automatizados é outro benefício recorrente. Confira todos os benefícios:

Economia de tempo

Uma consultoria auxilia a identificar processos que podem ser automatizados, cortados ou alterados para tornar o trabalho mais ágil, eficiente e que otimize o tempo das equipes.

Identificação de oportunidades

Um olhar externo de um consultor especializado pode contribuir no levantamento das possibilidades de melhoria, identificação das oportunidades e na estruturação das melhores estratégias para aproveitá-las.

Adaptação às mudanças do mercado

Como o mercado da construção é bastante dinâmico, uma consultoria de engenharia civil é útil para se adaptar às mudanças. Isso porque, as consultorias estão aptas a auxiliar a implementar novos processos ou tecnologias.

Definição de alvos e objetivos

Uma consultoria auxilia a focar, definir metas, objetivos e estruturar maneiras para alcançá-los, inclusive na aprimoramento de processos, o que torna o fluxo de trabalho mais otimizado e produtivo.

Promoção de mudanças

Quando é necessária uma mudança na cultura organizacional ou em algum processo importante, a consultoria pode auxiliar para que o processo de transição se torne mais leve, assim como na transmissão dos novos valores e práticas para a equipe.

Tornar equipes mais eficazes e produtivas

A consultoria focada em treinamento de equipes busca tornar o cotidiano de trabalho mais eficaz e produtivo por meio de mudanças nos processos, automatização de atividades e melhoria no fluxo de trabalho das equipes.

Melhores resultados

Contar com o auxílio de uma consultoria de engenharia civil auxilia na identificação de oportunidades de mudança, o que é essencial para elevar o nível da gestão das empresas deste segmento.

Como contratar uma Consultoria de Engenharia Civil?

Algumas dicas podem auxiliar na contratação de uma consultoria de engenharia civil, que atenda às diferentes necessidades que surgem em uma empresa. Entre elas, é possível listar:

  • Identificação das necessidades: O primeiro passo, antes de buscar e contratar uma consultoria de engenharia civil, é identificar quais são as necessidades da empresa, assim como o que se quer alcançar.  
  • Pesquisar: Buscar conhecer as empresas de consultoria de engenharia civil que estão no mercado, ler avaliações online, verificar o histórico e as referências da empresa, bem como as credenciais dos seus profissionais.
  • Verificar se a consultoria tem experiência no setor: É importante certificar-se de que a consultoria de engenharia civil tem experiência em projetos semelhantes ao que se tem necessidade.
  • Verificar as certificações da consultoria: É essencial que a consultoria de engenharia civil tenha as as certificações e qualificações necessárias para lidar com o projeto em questão, como o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), por exemplo.
  • Conhecer a equipe: É preciso conhecer a equipe que trabalhará no projeto e suas qualificações. A consultoria de engenharia civil ideal deve contar com uma equipe experiente e qualificada.
  • Solicitar uma proposta: Solicitar uma proposta detalhada é outro ponto importante. A proposta deve conter uma descrição clara do escopo do projeto, o tempo estimado para conclusão, o orçamento e as condições de pagamento.
  • Avaliar a qualidade do atendimento ao cliente: Prestar atenção ao atendimento ao cliente que a consultoria de engenharia civil proporciona. Confirmar se a empresa está disponível a responder perguntas e dar suporte adequado durante todo o processo.

Além de seguir essas dicas para encontrar a consultoria de engenharia civil ideal, é importante ainda avaliar a qualidade da empresa, por meio dos resultados que ela já alcançou, a satisfação de seus clientes, avaliações técnicas, qualidade na comunicação e o suporte pós consultoria oferecido.

Serviço ALD Perícias - Administração Contratual Serviço ALD Perícias - Administração Contratual
📝 Conheça nosso serviço de Administração Contratual

A contratação de uma empresa especializada para realizar a administração contratual de contratos de obra de engenharia é extremamente importante para garantir o sucesso do projeto e a proteção dos interesses das partes envolvidas.

Uma empresa especializada em administração contratual possui conhecimentos técnicos e jurídicos necessários para gerenciar contratos de obras de engenharia, desde a fase de pré-contratação até a entrega final do projeto. Isso inclui a elaboração de contratos claros e bem definidos, o acompanhamento do cumprimento das obrigações contratuais, a gestão de possíveis conflitos e a medição de desempenho dos contratados.

Ao contratar uma empresa especializada, os riscos e as incertezas envolvidos em contratos de obras de engenharia são minimizados. A empresa pode ajudar a garantir que os custos, prazos e qualidade da obra estejam de acordo com o que foi acordado e que os interesses de todas as partes sejam respeitados.

Confira mais detalhes

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deseja receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?
Preencha seu melhor e-mail de contato abaixo!

Vamos começar seu projeto para ser realizado

Especialista em procedimentos de avaliações de bens urbanos ou rurais, perícias técnicas de engenharia e assistência técnica jurídica, a ALD Avaliações e Perícias de Engenharia é pautada pela seriedade, bem como responsabilidade e experiência em seus trabalhos.